Fumaça preta de motores a diesel: saiba como fazer uma avaliação correta

Os veículos automotores são os principais causadores de poluição atmosférica, os quais contribuem para o efeito estufa e o aquecimento global. A frota mundial já ultrapassou a marca de 1,4 bilhão de unidades e o Brasil possui mais de 107 milhões de veículos de todos os tipos, segundo dados do ministério da infraestrutura de 2020.

Desta quantidade total em nosso país, mais de 3 milhões são caminhões, 400 mil são micro-ônibus e mais de 650 mil são ônibus, de acordo com pesquisas do IBGE Com uma frota tão grande existente em todo território nacional, é necessário o controle da poluição por parte dos órgãos ambientais, através de normas e fiscalização, uma vez que o diesel é um combustível fóssil oriundo do petróleo e seu uso é prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

A emissão de fumaça preta por veículos movidos a óleo diesel

fumaça preta no escapamento de motor a diesel é um indicador de que algo não está normal no aspecto mecânico. Este tipo incomum de fumaça, além do cheiro forte, pode denunciar que o motor está queimando o óleo diesel de forma desequilibrada, ou seja, em maior quantidade que o necessário.

A redução de oxigênio, leva à uma elevação de óleo diesel na cabeça do pistão do motor, o que provoca aumento de temperatura na câmara de combustão e faz com que o motor a diesel solte a fumaça preta pelo escapamento.

As principais causas da liberação de fumaça preta deste tipo de motor podem ser a obstrução do filtro de ar, problemas na bomba injetora, bicos ou cilindros tapados por resíduos, filtro de combustível com uso além do limite ou combustível de má qualidade.

Para garantir que estes fatores não estão acontecendo com o motor, é necessário o monitoramento regular da fumaça.

Teste de fumaça preta de motores a diesel

Um dos testes mais conhecidos no mundo para o monitoramento de fumaça preta é a Metodologia Escala Ringelmann.

Escala de Ringelmann serve para avaliar a calorimetria de densidade da fumaça e foi criada por Maximilien Ringelmann na estação de ensaios de máquinas de Paris, em 1888. O sistema consiste em utilizar uma lâmina de papel com uma perfuração em seu interior e ao seu redor há cinco tons de cinza, que vão desde o mais claro ao mais escuro. 

Com o relatório de Escala Ringelmann em mãos, o proprietário ou empresa poderão tomar as medidas necessárias para dar manutenção na sua frota ou, em alguns casos, trocá-la, bem como apresentar ao órgão responsável pelo estudo de fumaça negra emite pelo óleo diesel, o documento que comprove que está dentro da legislação vigente.


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